02 de Fevereiro: Dia de visitar o Píer de Iemanjá!

by - fevereiro 02, 2018

↳ Oi amigos do Lindeza Capixaba, o blog ainda é um bebê, está apenas começando, mas já está bastante atento às comemorações nos pontos turísticos mais tradicionais da nossa terra capixaba. 

E hoje, 02 de fevereiro,  comemora-se o dia de Iemanjá e temos um píer em Vitória que acolhe a Rainha do Mar. Na imagem você observa esse grandioso monumento tendo ao fundo a visão da Ilha do Fato. 

O píer é contornado pelo mar e sempre fica repleto de  pescadores e turistas que calmamente apreciam a bela visão que tem diante dos olhos...Tranquilos e concentrados em seus afazeres, aproveitam a beleza da natureza...

Ilha do Fato, em frente ao Píer de Iemanjá, Praia de Camburi, Vitória 
( Foto Adriana Helena)

↳Você está convidado a seguir comigo à ilha do Fato e visitar a humilde casa azul no centro da ilha que se confunde com o céu. Se quiser conhecer a história dos cuidadores da ilha, acesse esse LINK e verá que bem em frente ao Píer de Iemanjá, Vitória parou no tempo.

Você conhece a história de Iemanjá? Venha comigo conhecer mais detalhes:

“Dona Iemanjá. Onde ela vive? Onde ela mora? Nas águas, na loca de pedra, num palácio encantado no fundo do mar”, esse é um trecho da música “Rainha do Mar”, cantado pela querida Maria Bethânia em homenagem a um dos orixás mais adorados do Brasil, a Mãe de Todos Orixás, Iemanjá. A cantora baiana descreve um pouco a história da Rainha do Mar:

História de Iemanjá 

Na mitologia yorubá (ioruba), Iemanjá, cujo nome tem significado de mãe dos filhos-peixe, é filha de Olokun, soberano dos mares, que deu a ela, quando criança, uma poção que a ajudasse a fugir de todos os perigos. A deusa cresceu e se casou com Oduduá, com quem teve 10 filhos orixás (por isso seu nome significa também mãe de todos orixás). 

O ato de amamentar seus herdeiros fez com que seus seios ficassem enormes, e isso deixou ela com vergonha. Cansada do casamento, Iemanjá resolveu abandonar Oduduá e ir atrás da felicidade. 

Nesta jornada apaixonou-se pelo rei Okerê. Porém, para ficar com ele, a Rainha do Mar exigiu uma condição: que seus seios enormes jamais fossem motivo de chacota, ele concordou imediatamente. 

Os contos revelam que um dia, após Okerê bebeu muito e começou a zombar dos seios de Iemanjá. Ela ficou arrasada e fugiu. 

O rei tentou perseguí-la para desculpar-se, mas já era tarde. A Rainha do Mar usou a poção que ganhou de seu pai para escapar, transformando-se em um rio que encontrava o mar. 

Desesperado e com medo de perder a esposa, Okerê transformou-se em uma montanha, ele queria impedir o curso do rio, antes que este chegasse ao mar. Iemanjá pediu ajuda ao filho Xangô e ele, com um raio, partiu a montanha ao meio, permitindo que a água seguisse o seu caminho. Desta forma Iemanjá encontrou o oceano e tornou-se a “Rainha do Mar”.

Visão panorâmica do Píer de Iemanjá

Sobre Iemanjá

É considerado o orixá mais popular do Brasil (e também em Cuba), é o único que tem festas públicas e feriados em sua homenagem. Isso acontece porque a Rainha do Mar é a padroeira dos pescadores, decidindo o destino de todos aqueles que entram no mar. 

 Aliás o mar e sua tranquilidade pintam a visão do píer, onde o barquinho tranquilamente é banhado pelo mar!

A calmaria do mar no Píer de Iemanjá


O Brasil tem uma costa gigantesca tornando a pesca uma atividade comum nas cidades praianas, além de todo um comércio relacionado aos produtos do mar.

 Diante disso, os pescadores sempre lembram e pedem proteção para Iemanjá para que a pescaria seja farta e segura. Ela também é lembrada por familiares daqueles que se aventuram no mar, pedindo que a jornada seja concluída sem perigo. 

02 de fevereiro é celebrado o dia de Iemanjá. A maior festa dedicada a Rainha do Marocorre em Salvador, capital da Bahia. Neste dia, milhares de pessoas vestem branco e fazem um procissão até o templo de Iemanjá.

 Outras seguem até o mar para adorá-la e agradecer as bençãos que ela concedeu, além de entregar presentes em agradecimento. Além desta data, devotos realizam celebrações também em 15 de agosto e 31 de dezembro, por conta da virada de ano e as simpatias das 7 ondas. 

Marisa Monte também já homenageou Iemanjá em uma canção. Por que será que Iemanjá é tão consagrada assim no Brasil?

Influência da Rainha do Mar no Brasil

Tudo começou com a chegada dos africanos ao país. Iemanjá é um orixá da religião do povo Egba, nativos da cidade de Abeokuta, na Nigéria. A Rainha do Mar é conhecida como divindade das águas doces e salgadas. Porém nos dias de hoje é reverenciada no Candomblé, Umbanda, Xambá, Omolokô e Vodu haitiano. Sua influência é percebida em canções diversas, histórias, novelas e filmes.

                                   
        Eu no Píer de Iemanjá, Praia de Camburi, Vitória-ES  

↳ O Píer de Iemanjá é o meu local favorito em Vitória para a prática de atividade física! É sempre maravilhoso estar presente neste local tão repleto de boas energias!

E  mais um dia o sol nasce na Praia de Camburi proporcionando uma visão perfeita de que a vida continua e que a esperança nunca morre...O anseio pela paz sempre prevalece e vence, não importa o caminho que tenha que trilhar...

💙 Viva a Rainha do Mar!
💙 Abençoada seja Vitória!
💙  Abençoado seja  todo o Espírito Santo!! 💙

👉 Como chegar: 
Av. Dante Michelini, 12 - Jardim da Penha, Vitória - ES

Para encerrar assista esse vídeo que  preparei onde você vê com detalhes a Praia na Praça do Papa e com riqueza de detalhes o local onde fica localizado o Píer de Iemanjá!  Até a próxima amigos!

Aproveite e se inscreva no meu Canal. 
100 mil amigos já se inscreveram! OBRIGADA!! 😘

ARTIGOS RELACIONADOS:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK OU BLOGGER:

0 coment�rios

Seu comentário é muito importante para saber se você está gostando de viajar pelas terras capixabas. Seja sempre bem-vindo(a)! :))